Trabalhando a partir da idéia de que o Jiu-Jitsu deve ser adotado como uma jornada por toda a vida, Mestre Carlos Gracie Jr. projetou um eficiente plano de aprendizado, que permite aos alunos progredirem naturalmente da faixa-branca à faixa-preta. Assim, as aulas e os respectivos currículos, na Gracie Barra, não são isolados um do outro. São elementos de um plano maior de aprendizado estruturado chamado “Programas”.
Os programas são: infanto-juvenil, fundamental, avançado e faixa preta. Há ainda um programa especial para mulheres.
Currículos
Conjunto de técnicas coordenadas e organizadas de maneira a tornar mais fácil o processo de aprendizado dos alunos. Todos os currículos da Gracie Barra são de 16 semanas.
Pré-requisito
O nível mínimo que um estudante deve possuir ou ter concluído de modo a se matricular num programa específico.
Aula
O período de tempo definido durante o qual o aluno aprende as técnicas dos currículos usando variados e diferentes métodos pedagógicos apropriados de instrução.
Métodos de Treinamento
Exercícios específicos e práticas de treinamento planejadas para converter o conhecimento representado nos currículos em habilidades práticas. São ensinados pelo instrutor para assegurar que o aluno é capaz de aplicar o seu conhecimento e técnicas em circunstâncias reais.
Presença Mínima
Presença mínima exigida do aluno, de forma que ele possa progredir e estar atualizado com os currículos GB.
Sistema de Faixa
Estrutura hierárquica de graduação, projetada para representar o avanço dos alunos conforme o próprio potencial deles. O sistema de graduação da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) é usado por todos os Programas da Gracie Barra.