5 dicas para voltar aos treinos depois de um tempo parado.

As vezes ficar um tempo afastado dos treinos faz parte da jornada infinita do Jiu-Jitsu. Apesar de todos os nossos esforços para treinar o máximo possível, pode chegar um momento em que não temos escolha a não ser dar uma pausa nos treinos. Isso pode ser ocasionado por diversos motivos: uma agenda sobrecarregada, uma lesão, uma viagem ou algo mais pessoal.

Depois que esse tempo tiver passado e você estiver pronto para voltar às aulas, é aí que você encontra uma bifurcação. Não é segredo para ninguém que é incrivelmente fácil parar de treinar BJJ e simplesmente nunca mais voltar a treinar novamente. Na verdade, as taxas de evasão nas artes marciais são notoriamente altas. Mas não será assim com você caro leitor. Você vai superar os obstáculos, voltar à sua rotina de treinamento e atingir os seu objetivos.

Então, o que é preciso para vencer as probabilidades e se tornar parte daquela porcentagem que retornou aos tatames? A resposta é superar os desafios, vencer a própria mente e voltar ao ponto em que treinar regularmente era parte de sua rotina de vida.

Voltar no primeiro dia pode não ser um passeio no parque, mas é um rito de passagem. Você terá que acostumar seu corpo aos movimentos novamente e terá que se acostumar com o nível de cardio e condicionamento necessários para “rolar” com seus parceiros em um nível normal. Isso também pode ser especialmente desafiador se você estiver superando uma lesão. Mas você terá orgulho de si mesmo por ter feito isso.

Então, para te ajudar no retorno preparamos 5 dicas que irão te auxiliar a vencer essa batalha:

Não adie.
Quando se trata de retornar ao Jiu Jitsu, não há melhor momento do que agora, essa época do ano todos estão voltando de um período parado devido as festas do final de ano. Quanto mais e mais você empurra o seu retorno, mais difícil será voltar. Você terá que acostumar seu corpo aos movimentos e recuperar seu “gás” novamente, então você deve fazer isso o mais breve possível.

Beba muita água, coma bem e alongue-se, alongue-se e alongue-se.
A verdade é que você ficará dolorido depois das primeiras aulas de volta. Você pode combater isso reservando algum tempo antes da aula para aquecer o corpo, com uma dieta equilibrada para promover a manutenção rápida do corpo, bebendo água muita água durante os treinos e alongando-se depois da aula.

Faça aulas particulares, se possível.
Embora essa possa não ser uma opção viável para todos, se você estiver disposto e puder fazer algumas aulas particulares para se preparar para o seu retorno, pode ser muito valioso. Especialmente se você estiver voltando de uma lesão, ter aulas particulares pode ajudá-lo a acostumar seu corpo aos movimentos e retreinar seu cérebro para pensar sobre as técnicas novamente.

Vá devagar.
Isso é especialmente importante se você estiver voltando de uma lesão ou vindo de um longo período de tempo sem nenhum exercício. Você não precisa começar a rolar no primeiro dia. Se você tiver uma lesão, preste atenção em como você move seu corpo e rolar com parceiros de confiança até que esteja pronto para treinar normalmente.

Seja compreensivo consigo mesmo.
Se você tem uma faixa de nível mais alto, terá que aceitar que não está no nível de preparo físico e condicionamento que estava antes de parar. Você pode descobrir que as coisas que eram fáceis para você antes, podem não ser tão fáceis agora ou que outra pessoa com técnica inferior evoluiu muito mais que você até atingir um nível semelhante ao seu. Lembre-se de se divertir quando estiver no tatame e de que todos aqui fazem parte do seu time.

Se você é um aluno da nossa escola e parou de treinar por qualquer motivo que seja e está querendo voltar, sempre teremos uma vaga para você no nosso tatame. Somos mais do que uma escola – somos uma família, uma comunidade de pessoas que têm vidas ocupadas e uma ampla gama de capacidades físicas, todos com limitações e aceitamos todos como são!

Se você estiver pronto para voltar, click no link e fale direto com o professor Bruno Rocha para definir a data de retorno.

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