A pandemia do Coronavírus deixou todos nós preocupados, independentemente da sua carreira, hobbies e ocupação na vida.

 A razão por trás disso é simples; não importa a atividade, primeiro você precisa ser saudável o suficiente para fazê-la. E agora, com o tempo variando entre calor e frio, sem contar a temporada de gripes chegando, agora mais do que nunca, o importante é manter-se SAUDÁVEL … Para que você possa, entre outras coisas, continuar treinando Jiu-Jitsu!
É aí que entra em ação a necessidade de ter um sistema imunológico forte. Se liga nas dicas que preparamos para fortalecer ainda mais sua saúde.

CONTINUE TREINANDO ...

Benefícios de treinar Jiu-Jitsu

Surpreendentemente, uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu sistema imunológico é continuar treinando. Se os treinos não estiverem disponíveis por causa de restrições no momento, faça outra coisa… mas faça questão de fazer algum tipo de exercício. Há muito se diz que exercícios regulares podem aumentar a capacidade do sistema imunológico de combater doenças; principalmente porque aumenta o fluxo sanguíneo, reduz o estresse e a inflamação, além de fortalecer diretamente os anticorpos. Ou seja: o Jiu Jitsu (atividade física) vai permitir que as células do sistema imunológico continuem funcionando como deveriam e vai torná-las ainda mais eficientes!

… TENHA UM SONO ADEQUADO TAMBÉM

Agora, embora o exercício seja importante, seu sistema imunológico também precisa de um descanso adequado. E a melhor forma de descanso é dormir!
Dormir pouco prejudica a capacidade do sistema imunológico de combater infecções, especificamente, quando você dorme, há um certo tipo de proteína sendo produzida; as chamadas citocinas. Esta é a proteína que tem como alvo a infecção e a inflamação; e se você não dormir o suficiente, prejudicará a produção dessas substâncias!

COMA E VIVA SAUDÁVEL

Você deve ter uma alimentação saudável se quiser que seu sistema imunológico responda as suas necessidades quando necessário! Mas o fato é que muitos atletas já sabem disso; e, no entanto, eles não estão fazendo nenhuma mudança na dieta.

Dieta Gracie a Dieta dos Campeões
Conheça os princípios da Dieta Gracie

Você quer não apenas se manter saudável, mas também atingir todo o seu potencial no Jiu Jitsu? Então precisa fazer algumas mudanças na sua alimentação, você precisa começar a se alimentar de forma mais saudável: coma mais frutas e vegetais, beba muita água, assim como escolha alimentos mais integrais possível. Isso fornecerá as vitaminas, minerais e fibras necessárias; todos os quais estão freqüentemente ausentes na dieta do atleta.
Além disso, considere suplementar com vitaminas, como vitamina C e vitamina D. Procure um especialista para prescrever a dosagem correta conforme seu objetivo e necessidade.

Além disso, certifique-se de que seu estilo de vida seja saudável também . Uma alimentação saudável irá impulsionar seu sistema imunológico a um novo recorde, assim como seu Jiu Jitsu! (Saiba mais sobre a dieta Gracie, “a dieta dos campeões”).

…EQUILÍBRIO

Trata-se da capacidade de usar com moderação aquilo que nos faz bem e praticar a abstinência em relação ao que provoca doenças ou diminuem nossa capacidade física e mental. Alguns exemplos de hábitos que precisam ser eliminados são o tabagismo, uso de substâncias químicas, consumo de álcool, entre outros.

Embora alguns desses hábitos sejam aceitos socialmente e culturalmente, é importante saber que eles são fatores causadores de doenças. Um exemplo é o consumo de álcool, tão presente no convívio social. Na verdade, não existe um nível seguro para ingestão de bebidas alcoólicas. Mesmo em doses moderadas, elas aumentam os riscos de diversas outras doenças, além de deprimir ainda mais sua imunidade.

… LUZ SOLAR

Durante anos, a comunidade científica alertou a população sobre os perigos de tomar sol. No entanto, hoje as pesquisas mostram que, embora a hiper exposição realmente não seja recomendada, o contato diário com a luz solar é muito importante para a manutenção da saúde.

Luz Solar, aumente sua imunidade de maneira simples.

A luz solar promove uma série de reações químicas no organismo. Quando a pele é exposta ao sol, seus raios desencadeiam mecanismos de controle da pressão arterial, por exemplo. Também não podemos nos esquecer da vitamina D, que na verdade é um hormônio que traz muitos benefícios e é associado à prevenção de uma série de doenças.

Portanto, a exposição controlada à luz solar, sem uso de protetores químicos, deve fazer parte da nossa rotina.

CUIDE DE SUA HIGIENE

E, finalmente, algo que você já ouviu bastante desde que começou o Jiu-Jitsu e ainda mais nos últimos meses: tome banho regularmente, lave as mãos com mais frequência do que agora e faça uso de álcool gel se necessário. Isso irá mantê-lo livre dessas infecções de pele desagradáveis e irá manter sua saúde geral em ordem.
Não é preciso muito para se manter saudável e fortalecer o sistema imunológico.

_

Deixe uma resposta

Open chat
1
Olá! Quer fazer parte dessa Família? Agende uma aula gratuita e venha conhecer todos os benefícios físicos e mentais do esporte que mais cresce no Mundo!
Powered by