Muitos de nós juram que nada pode nos afastar do jiu jitsu… Mas, às vezes, o“nada” chega, as vezes disfarçado de uma lesão, uma mudança repentina dos planos da vida, uma crise de depressão ou simplesmente um dia em casa que de alguma forma se transformou em um ano em casa…

Voltar para a academia depois de tirar uma folga dessas pode ser um verdadeiro DESAFIO, por isso que tantas pessoas param e acabam nunca mais colocando um quimono novamente, mas lembre-se de quando começou no Jiu-Jitsu pela primeira o quão desafiador foi para você, teve que superar o medo e a ansiedade de tentar algo novo, teve que entrar no grupo e aceitar ser o aluno mais inexperiente, porem sua dedicação, comprometimento e a paixão pelo Jiu-Jitsu te levaram a graduações e você passou a controlar seus movimentos e ações dentro do tatame, lembre-se como foi vencendo essas dificuldades e como isso foi tão bom!

Agora é hora de começar de novo! há várias maneiras de tornar o seu retorno o mais agradável possível.

Vá devagar. 

Você não precisa rolar por horas consecutivas, cinco dias por semana, como costumava fazer. Não exagerar nos treinos é fundamental para garantir que você não desgaste-se no seu recomeço ao jiu-jitsu. Volte aos treinos lentamente em vez de pular de cabeça, caso contrário, corre o risco de ser vencido pelo esgotamento físico e mental e acabar logo na estaca zero.

Use seus amigos como um sistema de suporte. 

A pressão dos colegas às vezes é uma boa, peça aos seus amigos que o incentivem a treinar pelo menos duas vezes por semana enquanto você ainda está voltando ao jogo.  Seus amigos ficarão felizes em te ajudar, incentivando a vir para as aulas. A família do jiu-jitsu é grande, e seus colegas de equipe também querem que você volte novamente aos tatames.

Não seja mau consigo mesmo. 

Seu gás não vai ser mais o mesmo de outrora, vai se cansar mais rápido. As pessoas com quem você costumava rolar de igual para igual podem ter superado você. Isso não significa que você nunca vai melhorar! Você estará de volta ao seu antigo jogo em pouco tempo. É incrível o quanto seu corpo e sua mente retêm quando se exercita e, embora suas técnicas anteriormente perfeitas possam estar um “pouco enferrujadas”, o tempo necessário para reaprendê-las será muito mais curto do que era quando você treinou anteriormente. Estabeleça Metas!

Lembre-se por que você começou. 

Lembra-se do dia em que decidiu mudar sua vida, sua condição física, sua enfermidade quer seja física ou mental e se tornar um atleta! Quaisquer que sejam as razões que você teve para iniciar no jiu-jitsu, ainda são válidas agora, e você deve usá-las não apenas para começar de novo, mas para ficar feliz em começar de novo. Escreva a sua motivação no espelho do banheiro, se necessário. Defina-o como plano de fundo da área de trabalho no seu computador de trabalho. Faça o que for necessário para encontrar a paixão que você tinha quando começou e use-a para motivá-lo novamente.

Voltar ao tatame após um tempo parado não será fácil, mas será uma nova conquista que terá na sua VIDA. Não importa por que você parou, é um longo caminho, mas o jiu-jitsu é mais uma jornada do que um destino. O que importa é que você está voltando à estrada.

2 thoughts on “VOLTAR A TREINAR APÓS PERÍODO PARADO! Está pensando em voltar ao jogo? Agora é hora…

  1. João Marcos says:

    Belíssimas palavras.

    Sou eternamente grato ao meu professor e que eu tenho como meu mestre, pois foi por causa dele que hoje estou querendo cada vez mais estar no tatame. Quando meus dias em casa se tornaram meses, ele me ligava, mandava mensagem para voltar, etc.
    Nunca me esqueceu. Graças a Deus que fui direcionado para esta escola.
    Rumo ao black balt 💪🏻(Imagino que deve ser onde a magia acontece)

    Obrigado professor Bruno Rocha

    Oss

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